Pular para o conteúdo principal

Por Favor, Cuide da Mamãe - Lendo Entre Amigas


Sinopse - Por favor, cuide da Mamãe - Kyung-sook Shin

Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor.SKOOB.

Há tempos queria ler este livro e a Sarah gentilmente me mandou (no mercado paralelo do nosso grupo de leituras, Lendo Entre Amigas). Ops...na verdade este livro foi o escolhido pela turma como o livro que a Sarah colocaria na nossa roda de leitura, aliás eu votei nele, porque estava doida para ler!

Perturbador...um livro forte, corajoso, que expõe algumas vivências dolorosas e difíceis.
Park So-Nyo é uma mãe dedicada à família , que cuida de todos e não é cuidada por ninguém. Pede a vida toda que o marido ande ao lado dela e não na sua frente como sempre acontece. Quando ele entra no vagão do metrô (na frente dela), ela fica para trás.

Devorei o livro. 
Curioso pensar como muitas vezes não conhecemos realmente quem está ao nosso lado. Aqui, depois do desaparecimento da Mãe, a família reflete em escolhas, em dedicação, em tempo, em cuidado, ou na falta de tudo isso. No desenrolar da estória, finalmente conhecemos a personagem, com características e atitudes nunca percebidas.

A autora tem uma forma bem delicada de escrever, uma linguagem envolvente, que flui muito bem.  Apesar do tema pesado, você não consegue desgrudar do livro até terminar. Naturalmente te faz pensar sobre SUAS relações familiares.

A capa é suave e acho que é esta a mensagem da autora, uma personagem suave, que transmite amor e cuidado e que raramente recebe estes de volta. 

Termino o livro triste e pensando como posso melhorar ainda mais minhas vivências familiares.

Um livro impactante que recomento muito.

Nota: 5/5



Comentários

  1. Oi Clauo!
    Já me apaixonei pelo livro...
    Será que consigo em qualquer livraria?
    Beijinhos e uma linda semana
    http://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei ótimo este livro Clau, por isso o coloquei no nosso Círculo. Esse era do círculo mesmo, não do "mercado paralelo" rss...
    O que achei mais interessante foi a forma diferente de narrar a história, a partir de diferentes perspectivas e sem aviso prévio. Além da temática das relações familiares, claro.
    Que bom que gostou!
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Claudinha, me deu mta vontade de ler! Vou comprar e depois te falo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu de novo!!!
    Clau como faço para participar do "clube", não sei se posso chamar assim, pelo que entendi vcs trocam e emprestam livros. é isso?
    /beijinhos
    http://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OI Clau, as suas dicas de leitura são sensacionais. Agora estou com ostrês da Italia para ler e tenho que esperar senão a minha pilha de livros não lidos vai ficar muito grande.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou muito ansiosa para ler esse livro!
    Eu sou louca por autores orientais, então já viu...
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro no fim do ano passado e também gostei muito. Lembro que nas últimas partes foi bem emocionante e eu estava no ônibus, voltando do trabalho, mesmo assim, não aguentei, chorei! Haha
    Bem legal o seu blog e suas leituras diversificadas!
    Beijo,
    Aline

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mgkai, O Estrangeiro - Eu Li!!

Livro: Mgkai, O Estrangeiro Autor: Sheila Kaplan Ano: 2015/ Páginas: 52 Idioma: Português Editora: Edebê A dica de hoje é o livro infanto-juvenil, Mgkai, o Estrangeiro, lançamento da Editora Edebê . Eu gosto muito dos livros da Edebê, pois as edições são bonitas, caprichadas e coloridas. Esta é uma edição linda, diagramação excelente. Apresentado no formato 14 X21, tem 52 páginas. Leitura de fácil entendimento e muito interessante. A autora, Sheila Kaplan utiliza uma técnica interessante neste livro, pois conversa com o leitor, conta a estória de uma forma bem atrativa. As ilustrações de Sami Ribeiro são lindas e bem coloridas, tornando o livro muito interessante e bacana. Mgkai, O Estrangeiro, conta a estória de um menino que entra na escola e por ter características e hábitos diferentes é hostilizado por um dos alunos. Mostra a importância da amizade e do grupo, discuti o bulliyng de uma forma lúdica e interessante. Adorei a dinâmica proposta pela professora para a classe de aula!

Família Belier - Filme

Ontem fomos ao cinema, assistir Família Belier. Amo este tipo de filme, com relacionamento familiar como temática. Adoro filmes europeus também. Infelizmente eles não passam em grande circuito, mas vamos lá, "a gente caça" estes cinemas...rs De cara o que me chamou a atenção foi o tema: deficiência auditiva. Eu gostaria muito de aprender libras, uma das principais formas de comunicação com deficientes auditivos. Fui empolgada assistir este filme, maridão não teve a mesma empolgação, mas vai na minha e gostou muito também!  O filme é bem bacana. Não conhecia a jovem Louane Emera, que vive a filha, a única integrante da família que não é deficiente auditiva. A mocinha tem um vozeirão lindo, lindo! Fiz uma busca aqui na internet, mas achei pouca coisa. Entendi que ela participou do The Voice, mas não sei se foi descoberta lá.  Gostei muito da interpretação do professor de coral da Paula,  Eric Elmosnino (ele fez vários filmes, inclusive Anos Incríveis) . Um músico frustrado, que

Passaporte da Leitura - Sorteio!!

Você conhece o passaporte da leitura? A editora Pé da Letra  que tem livros incríveis lançou esta delícia para quem gosta de ler. Aqui você encontra espaço para anotar os seus livros preferidos, para colecionar autógrafos entre outras idéias legais. Quando eu vi este passaporte fiquei doida para ter o meu. Conseguimos uma parceria com esta editora incrível  e de presente vamos sortear alguns exemplares para vocês! Como parte das comemorações do aniversário do blog, trago este sorteio junto com um novo projeto que você conhecerá ainda esta semana. Teremos três modelos de passaporte para nossos sorteios. Os sorteios serão mensais. Vou sortear um por mês e você receberá na sua casa, junto com marcadores do blog. Para concorrer é muito simples, basta: Ter endereço de entrega aqui no Brasil Seguir nosso blog Curtir a página do Blog da Clauo no Face Curtir a página da Pé da Letra Deixar seu email aqui nos comentários. Pronto! Dia 25/05/2016 farei o sorteio de um exemplar do Passaporte da Lei