Pular para o conteúdo principal

A Rainha Vermelha - Desafio Literário 2013

Sinopse - A Rainha Vermelha - A Guerra dos Primos - Livro 02 - Philippa Gregory

A Inglaterra enfrenta tempos conturbados. A Guerra dos Cem Anos se aproxima do fim, e o exército inglês retira-se, derrotado, dos territórios franceses. Neste momento decisivo em que o país precisa de um soberano forte, o rei, Henrique VI de Lancaster, mostra-se completamente manipulado pela esposa, Margarida de Anjou. Estrangeira, odiada pelo povo, mãe de um príncipe ainda bebê, ela presencia, aflita, os primeiros sinais de loucura do marido. A maioria dos nobres prefere que Ricardo, duque de York, assuma o trono. O cenário, dessa forma, torna-se propício à guerra civil.
Herdeira da Casa de Lancaster, cujo símbolo é uma rosa vermelha, Margaret Beaufort. Aos 13 anos ela se vê forçada a um casamento sem amor com o nobre Edmund Tudor, que tem o dobro de sua idade, e se muda para o remoto País de Gales. Ela acredita que um grande destino a aguarda. Prima do rei, extremamente religiosa, ela crê que sua família foi escolhida por Deus para governar a Inglaterra, e nem a doença do monarca é capaz de pôr em risco suas convicções. Um ano depois, viúva, mãe do menino Henrique, ela decide dedicar sua vida solitária a pôr o filho no trono da Inglaterra, sem se importar com as consequências.
Quando os York se consolidam no poder, Margaret envia o filho para o exílio com o tio, Jasper Tudor, a fim de mantê-lo em segurança. Viúva novamente após o segundo casamento, ela une ao implacável lorde Stanley e estabelece alianças perigosas, além de prometer Henrique em casamento à filha de sua maior inimiga, a rainha Elizabeth Woodville. Com o apoio do terceiro marido, Margaret lidera uma das maiores rebeliões de seu tempo. Enquanto isso, seu filho cresce, torna-se homem, recruta o próprio exército e aguarda a primeira oportunidade para conquistar o trono que considera seu por direito.
Um romance repleto de conspirações, paixões e traição, A Rainha Vermelha traz de volta à vida a matriarca dos Tudor, uma mulher orgulhosa e determinada que acredita que, sozinha, pode mudar o curso da história. SKOOB.

Resolvi ler o segundo livro da série das rainhas como desafio deste mês de agosto, cujo tema é vingança. Confesso que não é meu tema preferido, aliás fiquei surpresa, pois pelo menos quatro amigas que participam deste desafio disseram que era o tema predileto delas. Tive dificuldade a princípio em pensar num livro para este tema. Ando numa fase em que curto romance, livros leves e não queria nada muito pesado.

Neste livro a vingança ganha destaque, assim como a ambição, a luta pelo poder e pelo  direito ao trono. 

Margaret Beaufort me irrita, muito...tem suas justificativas, nasceu numa época em que a mulher só é valorizada se for mãe de um filho homem. Após um trabalho de parto extremamente difícil e longo, dá à luz um menino, seu único filho. Fica sabendo depois que a mãe instruiu as parteiras que se tivessem que decidir entre quem salvar, ela ou seu filho, que deveriam salvar a criança.  
Acredita a vida toda que tem direito e o dever de ser a mãe do rei da Inglaterra. Sua vida gira em torno desta meta, suas alianças, seus conchavos, disputas pelo poder, vingança, enfim, tudo é vivenciado pensando no trono. 
Vive a vida toda afastada do seu único filho biológico, seus afetos são empobrecidos e distorcidos. Vejo esta personagem como uma pessoa carente, triste e que projeta todo sua vida na coroação do seu filho como rei.

Achei muito interessante a fascinação que ela tinha com Joana D´Arc. Ela acreditava que repetiria alguns dos feitos dela. A religiosidade era outra coisa importante na sua vida. Que aflição pensar no tanto de horas que ela passava de joelhos rezando...

Devorei o livro, assim como fiz com o primeiro. Aguardo com ansiedade os dois próximos. O seguinte deverá chegar ao Brasil no final do ano.

A capa é bonita, a leitura flui fácil, mas acho que foi uma grande jogada a Rainha Branca sair primeiro, porque é bem melhor que a Vermelha.

Quero agradecer minha amiga querida, Rafaela, que gentilmente me emprestou o livro.

Nota: 4/5


Este livro cumpre o tema do mês de agosto do desafio literário 2013 que é ler um livro que tem como tema vingança. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mgkai, O Estrangeiro - Eu Li!!

Livro: Mgkai, O Estrangeiro Autor: Sheila Kaplan Ano: 2015/ Páginas: 52 Idioma: Português Editora: Edebê A dica de hoje é o livro infanto-juvenil, Mgkai, o Estrangeiro, lançamento da Editora Edebê . Eu gosto muito dos livros da Edebê, pois as edições são bonitas, caprichadas e coloridas. Esta é uma edição linda, diagramação excelente. Apresentado no formato 14 X21, tem 52 páginas. Leitura de fácil entendimento e muito interessante. A autora, Sheila Kaplan utiliza uma técnica interessante neste livro, pois conversa com o leitor, conta a estória de uma forma bem atrativa. As ilustrações de Sami Ribeiro são lindas e bem coloridas, tornando o livro muito interessante e bacana. Mgkai, O Estrangeiro, conta a estória de um menino que entra na escola e por ter características e hábitos diferentes é hostilizado por um dos alunos. Mostra a importância da amizade e do grupo, discuti o bulliyng de uma forma lúdica e interessante. Adorei a dinâmica proposta pela professora para a classe de aula!

Família Belier - Filme

Ontem fomos ao cinema, assistir Família Belier. Amo este tipo de filme, com relacionamento familiar como temática. Adoro filmes europeus também. Infelizmente eles não passam em grande circuito, mas vamos lá, "a gente caça" estes cinemas...rs De cara o que me chamou a atenção foi o tema: deficiência auditiva. Eu gostaria muito de aprender libras, uma das principais formas de comunicação com deficientes auditivos. Fui empolgada assistir este filme, maridão não teve a mesma empolgação, mas vai na minha e gostou muito também!  O filme é bem bacana. Não conhecia a jovem Louane Emera, que vive a filha, a única integrante da família que não é deficiente auditiva. A mocinha tem um vozeirão lindo, lindo! Fiz uma busca aqui na internet, mas achei pouca coisa. Entendi que ela participou do The Voice, mas não sei se foi descoberta lá.  Gostei muito da interpretação do professor de coral da Paula,  Eric Elmosnino (ele fez vários filmes, inclusive Anos Incríveis) . Um músico frustrado, que

Passaporte da Leitura - Sorteio!!

Você conhece o passaporte da leitura? A editora Pé da Letra  que tem livros incríveis lançou esta delícia para quem gosta de ler. Aqui você encontra espaço para anotar os seus livros preferidos, para colecionar autógrafos entre outras idéias legais. Quando eu vi este passaporte fiquei doida para ter o meu. Conseguimos uma parceria com esta editora incrível  e de presente vamos sortear alguns exemplares para vocês! Como parte das comemorações do aniversário do blog, trago este sorteio junto com um novo projeto que você conhecerá ainda esta semana. Teremos três modelos de passaporte para nossos sorteios. Os sorteios serão mensais. Vou sortear um por mês e você receberá na sua casa, junto com marcadores do blog. Para concorrer é muito simples, basta: Ter endereço de entrega aqui no Brasil Seguir nosso blog Curtir a página do Blog da Clauo no Face Curtir a página da Pé da Letra Deixar seu email aqui nos comentários. Pronto! Dia 25/05/2016 farei o sorteio de um exemplar do Passaporte da Lei