Pular para o conteúdo principal

No Teu Deserto - Desafio Literário 2013

Este mês o tema do Desafio Literário 2013 é ler livros de autores portugueses contemporâneos. Li dois e adorei! Confesso que não conhecia muito estes autores e o bacana deste desafio é justamente te proporcionar estas novas experiências.


Sinopse - No Teu Deserto - Miguel Sousa Tavares

Um jornalista relembra uma travessia do deserto do Saara feita com uma garota quinze anos mais jovem. Durante quarenta dias, o narrador e Cláudia atravessaram as paisagens áridas do continente africano e viveram uma experiência marcante,que vai se projetar por muito tempo na vida de ambos. A viagem aconteceu em 1987 e o narrador se põe a contar a história vinte anos depois.Ele é racional e impetuoso. Ela, impulsiva e imatura, mas também espontânea e encantadora. Eles partem de Lisboa num jipe abastecido de comida enlatada, alguma bebida alcoólica, uma bússola e um mapa militar dos anos 1950. Os demais integrantes da excursão (mais uma dezena de jipes) vão pelo Marrocos, mas o casal entra no continente africano pela Argélia, pois dependem de uma licença de filmagem expedida em Argel. O jornalista capta imagens que usará em reportagens para revistas e uma televisão portuguesas.
A princípio marcada pela distância, a relação entre os dois aventureiros se intensifica ao longo da viagem na luta contra o tempo, no enfrentamento da burocracia e da corrupção argelina, na confusão das cidades africanas e no dia a dia de acampamento e improvisos. A intimidade avança para um sentimento amoroso, que nasce da cumplicidade naquela situação adversa: solidão, viagem, silêncio, paisagens inóspitas.
Vinte anos depois o narrador descobre casualmente que a moça morreu e decide contar a história desse amor para, de alguma forma, reter a felicidade desse encontro na memória. O romance é um acerto de contas emocionado desse jornalista-narrador para com a memória de Cláudia, de quem ele guarda poucas fotografias, mas numerosas e intensas
lembranças. SKOOB.


Este é o segundo livro que leio do Miguel, o primeiro foi Equador e desde então fiquei impressionada com a forma dele escrever. Uma leitura que flui fácil, um estilo limpo e gostoso de ler.
Achei o livro poético, triste e profundo, mesmo sendo bem curtinho e de rápida leitura. Com características autobiográficas, algo que sempre chama minha atenção (pois gosto muito deste tipo de leitura), o livro me conquistou de imediato.
O autor aborda seu relacionamento com Cláudia durante um Rally e temos a oportunidade de ouvir a versão e impressões dos dois personagens que ganham vozes durante a narrativa. 
Como logo no início ele conta que ela faleceu e a estória é feita de lembranças, fiquei imaginando como foi que ela morreu e ele não fala, deixa subentendido. No começo achei que tratava-se de um suicídio, depois achei que fosse alguma doença grave, mas não fica claro. Realmente Miguel lida com sutilezas e deixa entrever a estória...
Por falar em voz, não sei se acontece com você, mas percebi que toda vez que leio um livro de autor português, eu "escuto" a narrativa com o sotaque lusitano bem pronunciado! Vocês já repararam nisso? Alguém escuta assim também?!
Desta vez não gostei muito da capa, embora combine com a aridez do deserto. Se esta foi a intenção, cumpriu o propósito, mas este não seria um livro que me escolheria na livraria ou na biblioteca pela capa. Escolhi pelo Desafio e pelo autor.
Mais um exemplar que peguei emprestado na minha biblioteca preferida, a Biblioteca de São Paulo.

Nota: 4/5



Este livro cumpre o tema do mês de setembro do desafio literário 2013 que é ler um livro de autor português contemporâneo. 

E também cumpre também o desafio 17: ler um livro que tenha um personagem com o seu nome ou que tenha o mesmo apelido que você., do Desafio Realmente Desafiante 2013.



Você conhece este autor? Leu algum livro dele? Me conta...pretendo ler os outros que ainda não li.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mgkai, O Estrangeiro - Eu Li!!

Livro: Mgkai, O Estrangeiro Autor: Sheila Kaplan Ano: 2015/ Páginas: 52 Idioma: Português Editora: Edebê A dica de hoje é o livro infanto-juvenil, Mgkai, o Estrangeiro, lançamento da Editora Edebê . Eu gosto muito dos livros da Edebê, pois as edições são bonitas, caprichadas e coloridas. Esta é uma edição linda, diagramação excelente. Apresentado no formato 14 X21, tem 52 páginas. Leitura de fácil entendimento e muito interessante. A autora, Sheila Kaplan utiliza uma técnica interessante neste livro, pois conversa com o leitor, conta a estória de uma forma bem atrativa. As ilustrações de Sami Ribeiro são lindas e bem coloridas, tornando o livro muito interessante e bacana. Mgkai, O Estrangeiro, conta a estória de um menino que entra na escola e por ter características e hábitos diferentes é hostilizado por um dos alunos. Mostra a importância da amizade e do grupo, discuti o bulliyng de uma forma lúdica e interessante. Adorei a dinâmica proposta pela professora para a classe de aula!

Família Belier - Filme

Ontem fomos ao cinema, assistir Família Belier. Amo este tipo de filme, com relacionamento familiar como temática. Adoro filmes europeus também. Infelizmente eles não passam em grande circuito, mas vamos lá, "a gente caça" estes cinemas...rs De cara o que me chamou a atenção foi o tema: deficiência auditiva. Eu gostaria muito de aprender libras, uma das principais formas de comunicação com deficientes auditivos. Fui empolgada assistir este filme, maridão não teve a mesma empolgação, mas vai na minha e gostou muito também!  O filme é bem bacana. Não conhecia a jovem Louane Emera, que vive a filha, a única integrante da família que não é deficiente auditiva. A mocinha tem um vozeirão lindo, lindo! Fiz uma busca aqui na internet, mas achei pouca coisa. Entendi que ela participou do The Voice, mas não sei se foi descoberta lá.  Gostei muito da interpretação do professor de coral da Paula,  Eric Elmosnino (ele fez vários filmes, inclusive Anos Incríveis) . Um músico frustrado, que

Passaporte da Leitura - Sorteio!!

Você conhece o passaporte da leitura? A editora Pé da Letra  que tem livros incríveis lançou esta delícia para quem gosta de ler. Aqui você encontra espaço para anotar os seus livros preferidos, para colecionar autógrafos entre outras idéias legais. Quando eu vi este passaporte fiquei doida para ter o meu. Conseguimos uma parceria com esta editora incrível  e de presente vamos sortear alguns exemplares para vocês! Como parte das comemorações do aniversário do blog, trago este sorteio junto com um novo projeto que você conhecerá ainda esta semana. Teremos três modelos de passaporte para nossos sorteios. Os sorteios serão mensais. Vou sortear um por mês e você receberá na sua casa, junto com marcadores do blog. Para concorrer é muito simples, basta: Ter endereço de entrega aqui no Brasil Seguir nosso blog Curtir a página do Blog da Clauo no Face Curtir a página da Pé da Letra Deixar seu email aqui nos comentários. Pronto! Dia 25/05/2016 farei o sorteio de um exemplar do Passaporte da Lei