Pular para o conteúdo principal

A Trégua - Livro


Li este livro como o desafio de julho do grupo do Skoob. O desafio era ler um livro indicado por uma amiga, um livro que você normalmente não leria. Escolhi este livro por ter sido indicado e emprestado por uma amiga querida, a Jeanne, que me falou muito bem do livro e fiquei bem curiosa!

Gosto muito de livros que falam sobre comportamento humano, tanto que trabalho justamente com isso...
A Trégua é narrada em primeira pessoa pelo protagonista, Martín Santomé, um viúvo, com três filhos adultos, prestes à se aposentar, que se apaixona por uma funcionária sua, Laura Avellaneda.

Neste diário, Santomé conta sobre sua relação com os filhos, com colegas do trabalho, com amigos da juventude. Através de uma narrativa racional e objetiva, nos apresenta seu universo. Achei curiosa a forma de tratar as pessoas pelo sobrenome, até sua namorada. Também me chamou muito a atenção como a morte da sua primeira esposa, nos primeiros anos do casamento, permitiu que suas lembranças permanecessem acalentadas na melhor fase, onde o sexo tinha destaque e a rotina ainda pouco modificava o relacionamento. Santomé é irônico, introvertido, e contido. Você torce por ele.

Publicado em 1960, é um texto extremamente atual. A leitura flui bem. Revisão impecável, sem erros de português. É um prazer ler livros bem escritos.

É o primeiro livro que eu leio deste autor uruguaio, Mario Benedetti (1920-2009). Esta edição é da L&PM, pocket.  No Skoob encontrei sete capas diferentes e interessantes. Gostei da que eu li.

" A vezes fazíamos contas. Nunca conseguíamos equilibrá-las. Talvez olhássemos em demasia para os números, para as somas, para os saldos, e não tínhamos tempo de nos olharmos..." 


Sinopse - A Trégua - Mario Benedetti

Escrito em formato de diário e com fina ironia, A trégua traz a história de Martín Santomé, um homem maduro, de muita bondade, meio apagado, mas inteligente . Prestes a completar 50 anos, viúvo há mais de vinte, Santomé mora com os três filhos. Não se relaciona bem com nenhum deles, tem poucos amigos e mantém uma rotina monótona e cinzenta. No diário, conta os dias que faltam para a aposentadoria; mas não tem idéia do que fará assim que se livrar do trabalho maçante. Seu destino, no entanto, mudará quando conhecer Laura Avellaneda, uma jovem discreta e tímida contratada para ser sua subalterna. Com ela, Martín Santomé voltará a conhecer o amor, numa luminosa trégua para uma vida até então triste e opaca. Mas será que essa relação conseguirá ir adiante? Muito mais do que uma história de amor, A trégua é um questionamento sobre a felicidade e um retrato às vezes bem-humorado, às vezes ferino, dos difíceis relacionamentos humanos. SKOOB.
Nota: 4/5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mgkai, O Estrangeiro - Eu Li!!

Livro: Mgkai, O Estrangeiro Autor: Sheila Kaplan Ano: 2015/ Páginas: 52 Idioma: Português Editora: Edebê A dica de hoje é o livro infanto-juvenil, Mgkai, o Estrangeiro, lançamento da Editora Edebê . Eu gosto muito dos livros da Edebê, pois as edições são bonitas, caprichadas e coloridas. Esta é uma edição linda, diagramação excelente. Apresentado no formato 14 X21, tem 52 páginas. Leitura de fácil entendimento e muito interessante. A autora, Sheila Kaplan utiliza uma técnica interessante neste livro, pois conversa com o leitor, conta a estória de uma forma bem atrativa. As ilustrações de Sami Ribeiro são lindas e bem coloridas, tornando o livro muito interessante e bacana. Mgkai, O Estrangeiro, conta a estória de um menino que entra na escola e por ter características e hábitos diferentes é hostilizado por um dos alunos. Mostra a importância da amizade e do grupo, discuti o bulliyng de uma forma lúdica e interessante. Adorei a dinâmica proposta pela professora para a classe de aula!

Família Belier - Filme

Ontem fomos ao cinema, assistir Família Belier. Amo este tipo de filme, com relacionamento familiar como temática. Adoro filmes europeus também. Infelizmente eles não passam em grande circuito, mas vamos lá, "a gente caça" estes cinemas...rs De cara o que me chamou a atenção foi o tema: deficiência auditiva. Eu gostaria muito de aprender libras, uma das principais formas de comunicação com deficientes auditivos. Fui empolgada assistir este filme, maridão não teve a mesma empolgação, mas vai na minha e gostou muito também!  O filme é bem bacana. Não conhecia a jovem Louane Emera, que vive a filha, a única integrante da família que não é deficiente auditiva. A mocinha tem um vozeirão lindo, lindo! Fiz uma busca aqui na internet, mas achei pouca coisa. Entendi que ela participou do The Voice, mas não sei se foi descoberta lá.  Gostei muito da interpretação do professor de coral da Paula,  Eric Elmosnino (ele fez vários filmes, inclusive Anos Incríveis) . Um músico frustrado, que

Passaporte da Leitura - Sorteio!!

Você conhece o passaporte da leitura? A editora Pé da Letra  que tem livros incríveis lançou esta delícia para quem gosta de ler. Aqui você encontra espaço para anotar os seus livros preferidos, para colecionar autógrafos entre outras idéias legais. Quando eu vi este passaporte fiquei doida para ter o meu. Conseguimos uma parceria com esta editora incrível  e de presente vamos sortear alguns exemplares para vocês! Como parte das comemorações do aniversário do blog, trago este sorteio junto com um novo projeto que você conhecerá ainda esta semana. Teremos três modelos de passaporte para nossos sorteios. Os sorteios serão mensais. Vou sortear um por mês e você receberá na sua casa, junto com marcadores do blog. Para concorrer é muito simples, basta: Ter endereço de entrega aqui no Brasil Seguir nosso blog Curtir a página do Blog da Clauo no Face Curtir a página da Pé da Letra Deixar seu email aqui nos comentários. Pronto! Dia 25/05/2016 farei o sorteio de um exemplar do Passaporte da Lei