Pular para o conteúdo principal

Campanha Fale! Contra o Abuso #CurtiCompartilhei

Não poderia ficar de fora desta campanha tão importante! 
A Editora Valentina criou junto com o grupo de blogueiros Booktubers esta campanha de conscientização e de alerta para este problema tão sério, que tem um impacto enorme nos aspectos psicológicos das pessoas envolvidas.


 O livro que discute este pesado e triste assunto é o Fale!
O livro, narrado em primeira pessoa pela personagem Melinda, conta a estória desta menina que numa festa com colegas da escola é abusada sexualmente. Embora o tema seja pesado, o livro tem um tom intimista e reflexivo, de quem tem dificuldade para entender porque sua vida social mudou tanto após este triste evento. Até acontecer o abuso, Melinda é uma menina como outra qualquer da sua idade, tem seus amigos, frequenta escola, tira boas notas, enfim nada fora do comum, nem que altere sua rotina. 
O problema é que ela não conta para ninguém sobre o abuso, mas logo após acontecer liga para a polícia e "acaba com a festa". Sua melhor amiga não entende seu gesto, se afasta dela, assim como todos os seus colegas. Seus pais e a equipe da escola não entendem as mudanças de comportamento, a queda das notas e do rendimento escolar. Esta confusão acontece porque Melinda não fala com ninguém sobre o que aconteceu. Seu comportamento muda, fica mais retraída e introvertida, apresenta sinais depressivos. Tem somente uma nova amiga na escola, que aliás tem um comportamento bem complicado com ela, "abusando" da sua boa vontade e da sua fragilidade. A autora aborda a questão de forma simples e bem conduzida. 
Questões sobre ser aceita socialmente, sentir-se querida e cuidada fazem parte da temática do livro. 
No final do livro você encontra um material bem bacana sobre abuso, além de uma entrevista com a autora onde ela explica que a idéia do livro veio de um pesadelo que ela teve. O retorno que o público lhe deu após o lançamento do livro é impressionante. 
Acho que este livro pode e deve ser utilizado como indicação paradidática nas salas de aula.  
A edição da Editora Valentina é linda. Adorei a capa. Ótima e caprichada diagramação. Valentina sempre arrasa e sou fã dos seus livros.

Fale! - “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa? Skoob
Conhecia a  escrita da Laurie Halse Anderson, pois em 2013 li um outro livro dela, o Garotas de Vidro que trata sobre outro tema difícil e polêmico  que afeta muitos jovens, a anorexia. Embora pesado, o livro é excelente também e recomendo muito sua leitura.

Você leu? Se leu meu conta! Senão leu, leia e volte para me contar o que achou do livro.
Este post faz parte da blogagem coletiva que a nossa amiga Fernanda Reali propõe toda semana. Passa no blog da Fernanda e veja o que o pessoal Curtiu e Compartilhou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mgkai, O Estrangeiro - Eu Li!!

Livro: Mgkai, O Estrangeiro Autor: Sheila Kaplan Ano: 2015/ Páginas: 52 Idioma: Português Editora: Edebê A dica de hoje é o livro infanto-juvenil, Mgkai, o Estrangeiro, lançamento da Editora Edebê . Eu gosto muito dos livros da Edebê, pois as edições são bonitas, caprichadas e coloridas. Esta é uma edição linda, diagramação excelente. Apresentado no formato 14 X21, tem 52 páginas. Leitura de fácil entendimento e muito interessante. A autora, Sheila Kaplan utiliza uma técnica interessante neste livro, pois conversa com o leitor, conta a estória de uma forma bem atrativa. As ilustrações de Sami Ribeiro são lindas e bem coloridas, tornando o livro muito interessante e bacana. Mgkai, O Estrangeiro, conta a estória de um menino que entra na escola e por ter características e hábitos diferentes é hostilizado por um dos alunos. Mostra a importância da amizade e do grupo, discuti o bulliyng de uma forma lúdica e interessante. Adorei a dinâmica proposta pela professora para a classe de aula!

Família Belier - Filme

Ontem fomos ao cinema, assistir Família Belier. Amo este tipo de filme, com relacionamento familiar como temática. Adoro filmes europeus também. Infelizmente eles não passam em grande circuito, mas vamos lá, "a gente caça" estes cinemas...rs De cara o que me chamou a atenção foi o tema: deficiência auditiva. Eu gostaria muito de aprender libras, uma das principais formas de comunicação com deficientes auditivos. Fui empolgada assistir este filme, maridão não teve a mesma empolgação, mas vai na minha e gostou muito também!  O filme é bem bacana. Não conhecia a jovem Louane Emera, que vive a filha, a única integrante da família que não é deficiente auditiva. A mocinha tem um vozeirão lindo, lindo! Fiz uma busca aqui na internet, mas achei pouca coisa. Entendi que ela participou do The Voice, mas não sei se foi descoberta lá.  Gostei muito da interpretação do professor de coral da Paula,  Eric Elmosnino (ele fez vários filmes, inclusive Anos Incríveis) . Um músico frustrado, que

Passaporte da Leitura - Sorteio!!

Você conhece o passaporte da leitura? A editora Pé da Letra  que tem livros incríveis lançou esta delícia para quem gosta de ler. Aqui você encontra espaço para anotar os seus livros preferidos, para colecionar autógrafos entre outras idéias legais. Quando eu vi este passaporte fiquei doida para ter o meu. Conseguimos uma parceria com esta editora incrível  e de presente vamos sortear alguns exemplares para vocês! Como parte das comemorações do aniversário do blog, trago este sorteio junto com um novo projeto que você conhecerá ainda esta semana. Teremos três modelos de passaporte para nossos sorteios. Os sorteios serão mensais. Vou sortear um por mês e você receberá na sua casa, junto com marcadores do blog. Para concorrer é muito simples, basta: Ter endereço de entrega aqui no Brasil Seguir nosso blog Curtir a página do Blog da Clauo no Face Curtir a página da Pé da Letra Deixar seu email aqui nos comentários. Pronto! Dia 25/05/2016 farei o sorteio de um exemplar do Passaporte da Lei