Atrasada para este desafio...
Para quem não conhece, consiste em publicar uma resenha de um livro e uma receita típica do país do autor escolhido. Não vale repetir a nacionalidade nos meses seguintes. Mês passado, escolhemos a Arábia Saudita, me empolguei e fiz um jantar completo! Fevereiro foi tão corrido que atrasei a produção e escolhi só um doce.
Para este mês escolhi o livro Bom de Briga, de Markus Zusak, o autor da Menina que Roubava Livros.
Markus é australiano, nascido em Sydney, em 23 de junho de 1975.
Este é o segundo livro da trilogia. Achei melhor que o primeiro, mais dinâmico e empolgante (o terceiro que acabei de ler é muito bonito e mais romântico).
Mais uma vez as figuras centrais são os irmãos Ruben e Cameron Wolfe.
Não tem como não gostar do Cameron, meu preferido nas estórias. Um adolescente como outro qualquer, que sonha, enfrenta dilemas, expectativas e algumas frustrações.
Neste livro, Cameron convive com o segundo lugar, porque seu irmão é o melhor de briga, que vence todas as lutas que participa. O irmão também é o galã, aquele que faz o maior sucesso com as meninas. Mesmo com tudo caminhando para uma grande rivalidade, onde a inveja e a competição poderiam causar grandes estragos, Cameron se destaca por ser o irmão bacana, gentil, camarada, generoso, de bom coração.
Você torce para que ele se dê bem na trama. Os diálogos são bons, os pensamentos do adolescente também.
Um livro gostoso de ler. Este eu li bem rápido porque queria muito saber o que aconteceria no campeonato de luta. Destaque para as relações familiares. Um ponto que me divertiu no livro foi o relacionamento dos irmãos com Mify, o cachorro do vizinho. Muito bom!
Gostei da capa, da diagramação. Texto impecável, sem erros.
Sinopse - Bom de Briga - Trilogia Irmãos Wolfe - Livro 02 - Markus Zusak
Na continuação do sucesso O azarão, Markus Zusak apresenta o emocionante Bom de briga. Se no primeiro título o autor traz um romance de formação de um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida, agora ele exibe dois irmãos em busca de um propósito na vida. Bom de briga retrata a evolução dos irmãos Cameron e Ruben Wolfe como seres humanos. No primeiro livro, a dupla estava sempre atrás de algo errado para fazer. Dessa vez eles entram no mundo das lutas amadoras de boxe, buscando independência para suas vidas. Enquanto Ruben mostra um talento nato para a coisa, o outro tenta apenas sobreviver. Tudo que é ruim é normal no dia a dia da família Wolfe - como os silêncios, as brigas, a pobreza, a mediocridade. Eles já se acostumaram com isso e sempre têm uma justificativa para tanto. Cameron, o mais novo, é o exemplo do jovem batalhador. Desde cedo apanha e se levanta, mostrando que o que importa não é a força da pancada, mas se você tem a força necessária para se reerguer.
Nota: 4/5
Escolhi para nossa receita uma sobremesa típica da Austrália, Brownie Australiano.
Fiz uma adaptação, pois na receita original levava macadâmia, como a belezinha custava apenas 131 dilmas o quilo, acreditam nisso?! Uóttiiii??? Substitui por castanhas do pará (que também não são muito em conta, mas eu tinha em casa). Então a receita ficou abrasileirada!
Anota aí:
Brownie Australiano
Ingredientes:
- 6 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 e 1/2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xicara de castanha picada
- 100 g de manteiga derretida
- 2 ovos grandes
- 1 colher de chá de essência de baunilha
MODO DE PREPARO
- Numa tigela misture todos os ingredientes secos (açúcar, farinha, castanha e chocolate)
- Derreta a manteiga sem deixar ferver
- Bata os ovos levemente com um garfo
- Despeje aos poucos os ingredientes molhados (ovos, manteiga e baunilha) na tigela dos secos
- Misture bem até formar uma massa
- Despeje numa forma retangular untada até ficar uniforme
- Coloque no forno pré aquecido por exatos 30 minutos
- Obs.: A castanha pode ser substituída por nozes.
Ficou uma delícia!
Comentários
Postar um comentário