Pular para o conteúdo principal

Leia o Livro, Veja o Filme: O Físico


Li O Físico logo que foi lançado aqui no Brasil. Não me lembro o ano, mas o lançamento mundial foi em 1986.
O livro foi traduziu errado aqui no Brasil, por conta do título em inglês. Em Portugal foi traduzido como O Médico de Ispahan. É o primeiro de uma trilogia, depois dele vieram Xamã e A Escolha da Dra Cole. Li os três e gostei muito. Disparado O Físico é o melhor, seguido na minha opinião de Xamã. A trilogia conta a saga da dinastia de médicos da família Cole.
Robert Cole, o protagonista de O Físico, é adotado por um barbeiro-cirurgião após a morte dos pais. Com ele aprende o ofício de realizar sangrias, extração de dentes, venda de tônicos falsos. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi que naquela época os médicos não realizavam autópsias, o que era além de proibido, condenado pela igreja. Por conta disso, o conhecimento do corpo humano era baseado em hipóteses, muitas vezes infundadas. 
Após a morte do seu tutor, Cole conhece um médico judeu que estudou na famosa escola de medicina de Ispahan, na Pérsia, com o brilhante Ibn Sina. Robert Cole  fica fascinado e decide ser um médico, a qualquer custo. Com isso inicia sua viagem épica rumo à Pérsia. 
Cole tinha uma característica muito peculiar, ele conseguia "sentir" se a pessoa estava à beira da morte, embora não soubesse explicar este fenômeno. Este enredo, associado à uma linguagem cativante e brilhantemente escrita me conquistaram e este livro se tornou um dos meus preferidos! Por conta disso a expectativa para ver o filme era enorme.

Sinopse - O Físico - A epopéia de um médico medieval - Noah Gordon

O drama turbulento e, por vezes, divertido, de um homem dotado do poder quase místico de curar, que tem a obsessão de vencer a morte e a doença, é aqui contado desde o obscurantismo e a brutalidade do século XI na Inglaterra ao esplendor e sensualidade da Pérsia, detalhando a idade de ouro da civilização árabe e judaica.
A história começa quando Rob Cole, órfão, aprendiz de um barbeiro-cirurgião na Inglaterra, toma conhecimento da existência de uma escola extraordinária na Pérsia, onde um famoso físico leciona. Decidido a ir a seu encontro, descobre que o único problema estava no fato de que cristãos não tinham acesso às universidades muçulmanas durante as Cruzadas. A solução era Rob assumir a identidade de um judeu, ao mesmo tempo em que se envolvia com uma avalanche de fatos verdadeiramente impressionantes. ´Mais que uma recriação histórica magistral, aqui está também a história fantástica de uma vocação para a medicina. O romance de Noah Gordon recria o século XI de maneira tão eloqüente que o leitor é levado em suas centenas de páginas por uma onda gigantesca de autenticidade e imaginação´, como se referiu o Publishers Weekly a "O Físico", de Noah Gordon, autor festejado como um dos maiores nomes do mundo literário norte-americano e presente em todas as listas dos livros mais vendidos. SKOOB.
Nota do livro: 5/5


Assim, na última sexta feira, fomos assistir o filme, O Físico. Com um elenco interessante, Ben Kingsley faz o papel do grande mestre Ibn Sina, o filme decepciona totalmente quem espera o filme fiel ao livro e ao enredo.
Temos que dar um desconto porque o livro é grande e complexo, mas a impressão que eu tive é que o filme é "corrido" e  foge ao enredo. Durante o filme, em vários momentos, pensei e escutei do Amorzão exclamações de surpresa e frustração, do tipo: ah, não é nada disso!
Uma pena. Cenários bonitos (que era uma das minhas principais curiosidades), elenco bom, mas que não foi suficiente para agradar, na nossa opinião.
Nota do filme: 3/5

Esta postagem foi inspirada numa coluna que minha amiga Michelle tem no seu ótimo blog, o Resumo da Ópera, que eu adoro! Faz tempo que tenho vontade de mostrar aqui para vocês e esta foi a oportunidade.

E você assistiu? Gostou? Me conta!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mgkai, O Estrangeiro - Eu Li!!

Livro: Mgkai, O Estrangeiro Autor: Sheila Kaplan Ano: 2015/ Páginas: 52 Idioma: Português Editora: Edebê A dica de hoje é o livro infanto-juvenil, Mgkai, o Estrangeiro, lançamento da Editora Edebê . Eu gosto muito dos livros da Edebê, pois as edições são bonitas, caprichadas e coloridas. Esta é uma edição linda, diagramação excelente. Apresentado no formato 14 X21, tem 52 páginas. Leitura de fácil entendimento e muito interessante. A autora, Sheila Kaplan utiliza uma técnica interessante neste livro, pois conversa com o leitor, conta a estória de uma forma bem atrativa. As ilustrações de Sami Ribeiro são lindas e bem coloridas, tornando o livro muito interessante e bacana. Mgkai, O Estrangeiro, conta a estória de um menino que entra na escola e por ter características e hábitos diferentes é hostilizado por um dos alunos. Mostra a importância da amizade e do grupo, discuti o bulliyng de uma forma lúdica e interessante. Adorei a dinâmica proposta pela professora para a classe de aula!

Família Belier - Filme

Ontem fomos ao cinema, assistir Família Belier. Amo este tipo de filme, com relacionamento familiar como temática. Adoro filmes europeus também. Infelizmente eles não passam em grande circuito, mas vamos lá, "a gente caça" estes cinemas...rs De cara o que me chamou a atenção foi o tema: deficiência auditiva. Eu gostaria muito de aprender libras, uma das principais formas de comunicação com deficientes auditivos. Fui empolgada assistir este filme, maridão não teve a mesma empolgação, mas vai na minha e gostou muito também!  O filme é bem bacana. Não conhecia a jovem Louane Emera, que vive a filha, a única integrante da família que não é deficiente auditiva. A mocinha tem um vozeirão lindo, lindo! Fiz uma busca aqui na internet, mas achei pouca coisa. Entendi que ela participou do The Voice, mas não sei se foi descoberta lá.  Gostei muito da interpretação do professor de coral da Paula,  Eric Elmosnino (ele fez vários filmes, inclusive Anos Incríveis) . Um músico frustrado, que

Passaporte da Leitura - Sorteio!!

Você conhece o passaporte da leitura? A editora Pé da Letra  que tem livros incríveis lançou esta delícia para quem gosta de ler. Aqui você encontra espaço para anotar os seus livros preferidos, para colecionar autógrafos entre outras idéias legais. Quando eu vi este passaporte fiquei doida para ter o meu. Conseguimos uma parceria com esta editora incrível  e de presente vamos sortear alguns exemplares para vocês! Como parte das comemorações do aniversário do blog, trago este sorteio junto com um novo projeto que você conhecerá ainda esta semana. Teremos três modelos de passaporte para nossos sorteios. Os sorteios serão mensais. Vou sortear um por mês e você receberá na sua casa, junto com marcadores do blog. Para concorrer é muito simples, basta: Ter endereço de entrega aqui no Brasil Seguir nosso blog Curtir a página do Blog da Clauo no Face Curtir a página da Pé da Letra Deixar seu email aqui nos comentários. Pronto! Dia 25/05/2016 farei o sorteio de um exemplar do Passaporte da Lei