Pular para o conteúdo principal

Uma Menina Está Perdida no seu Século à Procura do Pai - Eu Li!!

Quando este livro foi escolhido para discussão do nosso clube da leitura de janeiro, fiquei muito contente. Estava muito curiosa e ansiosa para a leitura. Este é o primeiro livro que leio deste premiado autor, que nasceu em Luanda e foi criado em Portugal.
O livro mantem o português de Portugal e a única diferença da edição portuguesa é a capa. Acho a nossa capa (acima) mais bonita. Adoro livros com capas bonitas e com títulos exóticos, então, de cara já tinha meio caminho andado para gostar deste livro...rsrs.
A leitura a princípio pode causar certa estranheza, mas entendi porque Gonçalo é tão premiado. Pra começar ele "brinca" com a narração, em certos capítulos o livro é narrado na terceira pessoa, em outros na primeira pessoa e em outros ainda, alterna entre as duas. Achei tão diferente que voltei pra conferir se tinha me distraído, mas era assim mesmo. Muito interessante este jogo do autor. Adorei o livro! 
Lançado pela Companhia das Letras
Temas como guerra, amizade, reminiscências, preconceito, Síndrome de Down são muito bem explorados neste belo e muito interessante livro. Outra coisa muito bacana é a forma como Gonçalo explora as sensações da trama. Em certos momentos vivenciei uma grande angústia, em outras tensão, em certos trechos ternura...bom, bom, muito bom. Recomendo muito! Favoritado.
Agora quero ler os outros livros dele, inclusive o premiadíssimo Jerusalém.

Na Europa após a Segunda Guerra, em meio a uma paisagem de escombros, figuras esqueléticas e quase absoluto desamparo social e psicológico, uma menina e um homem perambulam por entre as ruínas. A menina é Hanna, tem catorze anos, é portadora de uma doença congênita e está em busca do pai; o homem é Marius, sujeito enigmático que parece se esconder do próprio passado. Essa improvável dupla protagoniza Uma menina está perdida no seu século à procura do pai. Desprotegida, com dificuldades de comunicação, Hanna carrega uma caixa repleta de fichas com uma espécie de curso, com atividades e perguntas, e é a partir delas que se lança num questionamento sobre o que é o ser humano - muitos dos objetivos de aprendizagem são difíceis de serem atingidos até por pessoas sem deficiência mental. Junto com Marius ela vai parar em um estranho hotel em Berlim: os quartos não têm números, mas carregam os nomes dos campos de concentração que, pouco tempo antes, foram o palco do inferno para milhões de pessoas. Quando Marius pergunta por que fazem aquilo, a dona do hotel responde: “Porque podemos. Somos judeus”.
Este novo romance de Gonçalo M. Tavares ganha contornos fantasmagóricos e irônicos típicos do autor português, que, avesso às convenções do gênero, constrói aqui um retrato a um só tempo abstrato e absolutamente tocante sobre as verdadeiras vítimas da guerra: as pessoas comuns, aquelas mais fragilizadas, que de repente se veem à margem de todos os acontecimentos. Há algo de calculado mistério ao longo de todo o romance, porém a ousadia não é pretexto para estéreis jogos formais. Com maestria, o autor apresenta a vida de seus personagens com intensidade, empatia e um gosto quase inesgotável para capturar os detalhes mais inesperados da vida de cada um.
Sobre o autor:
Nasceu em Luanda, em 1970, tendo ido logo a seguir para Portugal. Premiado e elogiado pela crítica, estreou em 2001 com Livro da dança., e vem se firmando como uma das maiores vozes do romance português contemporâneo, sendo elogiado por escritores como José Saramago e considerado pelos críticos como um "Kafka português". De sua autoria, já foram publicados no Brasil ,O homem ou é tonto ou é mulher1O senhor Valéry, entre outros. Autor de uma obra prolífica que desde sua estreia, em 2001, já alcançou o impressionante número de 27 títulos.

"Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!" (José Saramago)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mgkai, O Estrangeiro - Eu Li!!

Livro: Mgkai, O Estrangeiro Autor: Sheila Kaplan Ano: 2015/ Páginas: 52 Idioma: Português Editora: Edebê A dica de hoje é o livro infanto-juvenil, Mgkai, o Estrangeiro, lançamento da Editora Edebê . Eu gosto muito dos livros da Edebê, pois as edições são bonitas, caprichadas e coloridas. Esta é uma edição linda, diagramação excelente. Apresentado no formato 14 X21, tem 52 páginas. Leitura de fácil entendimento e muito interessante. A autora, Sheila Kaplan utiliza uma técnica interessante neste livro, pois conversa com o leitor, conta a estória de uma forma bem atrativa. As ilustrações de Sami Ribeiro são lindas e bem coloridas, tornando o livro muito interessante e bacana. Mgkai, O Estrangeiro, conta a estória de um menino que entra na escola e por ter características e hábitos diferentes é hostilizado por um dos alunos. Mostra a importância da amizade e do grupo, discuti o bulliyng de uma forma lúdica e interessante. Adorei a dinâmica proposta pela professora para a classe de aula!

Família Belier - Filme

Ontem fomos ao cinema, assistir Família Belier. Amo este tipo de filme, com relacionamento familiar como temática. Adoro filmes europeus também. Infelizmente eles não passam em grande circuito, mas vamos lá, "a gente caça" estes cinemas...rs De cara o que me chamou a atenção foi o tema: deficiência auditiva. Eu gostaria muito de aprender libras, uma das principais formas de comunicação com deficientes auditivos. Fui empolgada assistir este filme, maridão não teve a mesma empolgação, mas vai na minha e gostou muito também!  O filme é bem bacana. Não conhecia a jovem Louane Emera, que vive a filha, a única integrante da família que não é deficiente auditiva. A mocinha tem um vozeirão lindo, lindo! Fiz uma busca aqui na internet, mas achei pouca coisa. Entendi que ela participou do The Voice, mas não sei se foi descoberta lá.  Gostei muito da interpretação do professor de coral da Paula,  Eric Elmosnino (ele fez vários filmes, inclusive Anos Incríveis) . Um músico frustrado, que

Passaporte da Leitura - Sorteio!!

Você conhece o passaporte da leitura? A editora Pé da Letra  que tem livros incríveis lançou esta delícia para quem gosta de ler. Aqui você encontra espaço para anotar os seus livros preferidos, para colecionar autógrafos entre outras idéias legais. Quando eu vi este passaporte fiquei doida para ter o meu. Conseguimos uma parceria com esta editora incrível  e de presente vamos sortear alguns exemplares para vocês! Como parte das comemorações do aniversário do blog, trago este sorteio junto com um novo projeto que você conhecerá ainda esta semana. Teremos três modelos de passaporte para nossos sorteios. Os sorteios serão mensais. Vou sortear um por mês e você receberá na sua casa, junto com marcadores do blog. Para concorrer é muito simples, basta: Ter endereço de entrega aqui no Brasil Seguir nosso blog Curtir a página do Blog da Clauo no Face Curtir a página da Pé da Letra Deixar seu email aqui nos comentários. Pronto! Dia 25/05/2016 farei o sorteio de um exemplar do Passaporte da Lei