Pular para o conteúdo principal

Entrevista com a Equipe do Espetáculo A Menina e o Sabiá

Quando assisti o Espetáculo A Menina e o Sabiá muitas perguntas passaram pelos meus pensamentos e foi com muita alegria que eu soube que a equipe do espetáculo A Menina e O Sabiá, tinha respondido minha entrevista! Eles foram super queridos e responderam todas questões. Esta sintonia e cuidado, refletem no lindo espetáculo. Adorei conhecer um pouco mais sobre esta turma tão especial. Compartilho com vocês este bate papo. Confiram:



1) O Grupo Ares foi criado em 2007, quem são as pessoas que o compõe? São sempre os mesmo artistas? Conte um pouco mais sobre o grupo para o MãeLiteratura: 
Respondido por Mônica Alla:
Foi fundado assim que retornei da Holanda, onde morei por vários anos pesquisando e desenvolvendo a linguagem da dança aérea e vertical . O Grupo Ares surgiu da necessidade artística que tive de desenvolver uma linguagem genuína, que combine de modo orgânico as diferentes disciplinas que formam o perfil artístico de cada um de seus participantes.  O Ares é um núcleo artístico de pesquisa e criação que tem como principal objetivo buscar a verticalidade em cena por meio dos mais diferentes aparelhos aéreos, unindo-os a dança , ao teatro corporal e ao circo contemporâneo. 
As criações do Ares sempre buscam algo do sonho, da imagem, de poesia visual, mais do que palavras.  O Núcleo Criativo é composto por artistas vindos de diferentes bagagens (dança contemporânea e urbana, ginastica olímpica, circo, musica, artes plásticas etc) que tem em comum a pesquisa e treinamento em técnicas aéreas, o Ares possui um elenco flexível que pode mudar de acordo com cada proposta de criação.

2) A escolha de locais inusitados para as apresentações me chamou a atenção, quais são estes lugares e por que estas escolhas? 
Respondido por Mônica Alla:
Creio que devido a grande influencia artística e cultural que tive, busquei capitalizar e compartilhar minhas experiências adquiridas no exterior, desenvolvendo uma linguagem própria e diferenciada ao Ares. Eu busquei o teatro fora do teatro, busquei dialogar com a arquitetura presente e transformar o espaço comum em espaço cênico.  Já fizemos espetáculos em piscinas, espelho d'agua, galeria de arte, fábricas, pontes e passarelas, dialogando com obras de grandes arquitetos como: Lina Bo Bardi, Niemeyer, Villanova Artigas...etc. Além dos espaços convencionais também.

3) Como é a preparação dos artistas? Para o espetáculo A Menina e o Sabiá quanto tempo de ensaios e preparação o grupo teve? 
Respondido por Mônica Alla e Miló Martins:
Para criação do espetáculo A Menina e o Sabiá começamos a princípio com uma ideia que então foi desenvolvida em forma e conteúdo. Houve anteriormente uma fase preparatória que durou uns seis meses, passando por etapas como a escrita da dramaturgia (usada como roteiro de ensaio posteriormente), pesquisa da linguagem para a identidade visual feita pela Gasbox, captação de recursos (o espetáculo foi feito com recursos da produtora MMartins e material de acervo do Ares), ​o casting do elenco e de todos os envolvidos na equipe, criação da trilha, figurino, cenografia, etc​. 

Então houve urgência na estréia, pois o Grupo foi convidado pela prefeitura de Salto para abrir o Festival de teatro dessa cidade. Em dois meses precisávamos deixar tudo pronto, tivemos ensaios pontuais todos os dias durante este período, o núcleo se encontra diariamente para pesquisas, ensaios e preparação corporal ​(nosso Núcleo de Pesquisa, o NAC)​. Uma loucura que só foi possível, graças a experiência da direção, da prontidão física do elenco e de uma produção muito ágil. A sintonia grande dos criadores colaborou para a agilidade nesta criação e esta mesma sintonia nos levou a este resultado que está encantado tanta gente. ​É gratificante.

4) Imagino que um dos grandes desafios do espetáculo seja manter a atenção dos expectadores, já que a peça não é falada, mas sim musicada. Fale um pouco sobre este desafio.
Respondido por Mônica Alla:
Na verdade para nós não é um desafio, mas sim um grande prazer trabalhar com esta linguagem sutil, sem palavras, em estilo poético, metafórico e visual, onde as formas falam por si próprias mais do que as palavras, estabelecendo uma comunicação sensorial com a plateia e buscando alcançar através dos sentidos o inconsciente e a percepção do espectador, independente da idade.  Ficamos felizes que tenha gostado!

5) Flor Reeves e Alan Quinquinel fizeram outros trabalhos no teatro com o Grupo Ares. Você pode contar um pouco sobre eles? Suas formações? Os trabalhos que já realizaram?
Respondido por Alan e Flor:
Eu, Flor, sou formada em design gráfico na Argentina, mas durante toda minha vida tive um forte desenvolvimento e vínculo com atividades físicas. Minha base vem da ginástica olímpica, passando por diversas atividades e esportes até se encontrar com o circo 13 anos atrás para nunca mais parar.  Mudei da Patagonia para São Paulo com intuito de continuar desenvolvendo e aprofundando meus conhecimentos e experiências artísticas, encontrando aqui no Brasil muitas novas possibilidades e linguagens de experimentação. Trabalhei com diversas companhias, tanto no Brasil como na Argentina, até começar no Grupo Ares. Os princípios de coletividade, experimentação, e liberdade na criação, junto dos resultados caprichosamente dirigidos são alguns dos aspectos principais que me deixam orgulhosa e feliz em fazer parte deste grupo. Na Menina e o Sabiá especificamente é resultado de um trabalho feito com muito carinho e profissionalismo por todos os integrantes da equipe, que permitiu esse resultado imagético e delicadamente elaborado com o fim de encantar as crianças e o público em geral :)

Eu, Alan Quinquinel, sou paulista, formado em artes visuais pela Unesp e praticante das artes circenses há 8 anos. Tomei contato com a linguagem específica da dança aérea em 2010, participando do espetáculo do grupo catalão La Fura Dels Baus no Memorial da América Latina.  Estudei ainda pole dance, tecido e lira em algumas escolas de São Paulo, participando de campeonatos e festivais. Atuei em alguns coletivos artísticos urbanos, como o Buraco da Minhoca, Casa Amarela e Organismo Parque Augusta. Atualmente leciono circo em escolas e academias de São Paulo. 
Me identifico com a linguagem delicada do Grupo Ares e com a preocupação estética que sempre damos ao acabamento e finalização dos movimentos. Existe uma constante busca pela leveza e sutileza no gesto, contrapondo-se a rigidez própria dos aparelhos utilizados, num trabalho árduo de lapidação de cada cena. O processo criativo utilizado pelo grupo busca extrair de cada performer sua paleta pessoal de movimentos, que são posteriormente desenvolvidos e lapidados com mais profundidade, criando uma linguagem muito pessoal e única. No caso específico da "Menina e o Sabiá", além de toda a técnica acrobática, sincronia e afinação, existe uma extrema necessidade de que haja intenção em cada cena, e que esta intenção se traduza em gesto, talvez ainda mais por não haver fala alguma durante todo o espetáculo. Uma experiência única que tem me fascinado dia após dia.

6) Acompanhei com grande alegria no último sábado o Teatro Consolação lotado, com uma grande fila de espera. Conte-nos sobre esta temporada aqui em São Paulo.
Respondido por Miló Martins:
Foi uma enorme felicidade estrear em São Paulo, justamente no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, um espaço muito querido e especial para mim e pra Mônica. Todas as datas até agora aconteceram com o teatro lotado, no último sábado realmente tivemos uma enorme fila de espera por ingressos e acreditamos que esgotará antes de chegar ao dia 16/07, última data no Consolação. O público sai encantado, elogiando, todos querem tirar fotos com o sabiá com a menina, sempre tem um grande assédio no final. Enorme alegria vivênciar tudo isso!!! 
Acredito ainda que não adianta ter um bom espetáculo se o público não ficar sabendo que ele existe, então o trabalho de comunicação da Tatiana Pugliesi/Cais Cultura, nossa assessoria de imprensa foi muito bem feito e fundamental para este sucesso.


7) A Menina e o Sabiá seguirá em turnê? Vocês já pensam nos novos projetos para os próximos meses?
Respondido por Miló Martins:
Depois do Sesc Consolação, o espetáculo seguirá para o Sesc Itaquera (dias 27 e 28/08) e pretendemos muito circular por todo o Brasil com ele. Estamos recebendo contato de contratantes interessados e tudo vem sendo negociado e cuidado com muito carinho. Temos uma super equipe competente de produção, coordenada pela Marinella Corradini, que atua na produção geral e nas estratégias de venda, e a BenzaDeus Produtora, responsável pelo nosso agenciamento.

E vocês? O que acharam da entrevista? Me contem!

Ficha Técnica – A Menina e o Sabiá  
Direção, Criação e Coreografia: Monica Alla
Direção, Idealização e Dramaturgia: Miló Martins  
Elenco: Alan Quinquinel e Flor Reeves  
Figurinos e Cenografia: Marcio Vinicius - Mais Cenografia  
Design de Luz: Miló Martins  
Trilha Sonora Original: Fernando Narcizo, Evaldo Luna e Ivan Teixeira
Músicas na Trilha Sonora: Sabiá lá na gaiola (de Hervê Cordovil e Mario Vieira) e Ayú (Fernando Barba/Barbatuques)
Operador de Som: Fernanda Guedella  
Coordenador Riggers: André Caldas - Acrobático Fratelli  
Equipe Riggers: Vagner Assalti e Ricardo Leite  
Produção Executiva: Marinella Corradini e Miló Martins  
Agenciamento: Benzadeus Produtora  
Assessoria de Imprensa: Tatiana Pugliesi - Cais Cultura  
Design Gráfico e Fotografia: Gasbox Studio  
Realização: Miló Martins Produções & Grupo Ares  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mgkai, O Estrangeiro - Eu Li!!

Livro: Mgkai, O Estrangeiro Autor: Sheila Kaplan Ano: 2015/ Páginas: 52 Idioma: Português Editora: Edebê A dica de hoje é o livro infanto-juvenil, Mgkai, o Estrangeiro, lançamento da Editora Edebê . Eu gosto muito dos livros da Edebê, pois as edições são bonitas, caprichadas e coloridas. Esta é uma edição linda, diagramação excelente. Apresentado no formato 14 X21, tem 52 páginas. Leitura de fácil entendimento e muito interessante. A autora, Sheila Kaplan utiliza uma técnica interessante neste livro, pois conversa com o leitor, conta a estória de uma forma bem atrativa. As ilustrações de Sami Ribeiro são lindas e bem coloridas, tornando o livro muito interessante e bacana. Mgkai, O Estrangeiro, conta a estória de um menino que entra na escola e por ter características e hábitos diferentes é hostilizado por um dos alunos. Mostra a importância da amizade e do grupo, discuti o bulliyng de uma forma lúdica e interessante. Adorei a dinâmica proposta pela professora para a classe de aula!

Família Belier - Filme

Ontem fomos ao cinema, assistir Família Belier. Amo este tipo de filme, com relacionamento familiar como temática. Adoro filmes europeus também. Infelizmente eles não passam em grande circuito, mas vamos lá, "a gente caça" estes cinemas...rs De cara o que me chamou a atenção foi o tema: deficiência auditiva. Eu gostaria muito de aprender libras, uma das principais formas de comunicação com deficientes auditivos. Fui empolgada assistir este filme, maridão não teve a mesma empolgação, mas vai na minha e gostou muito também!  O filme é bem bacana. Não conhecia a jovem Louane Emera, que vive a filha, a única integrante da família que não é deficiente auditiva. A mocinha tem um vozeirão lindo, lindo! Fiz uma busca aqui na internet, mas achei pouca coisa. Entendi que ela participou do The Voice, mas não sei se foi descoberta lá.  Gostei muito da interpretação do professor de coral da Paula,  Eric Elmosnino (ele fez vários filmes, inclusive Anos Incríveis) . Um músico frustrado, que

Passaporte da Leitura - Sorteio!!

Você conhece o passaporte da leitura? A editora Pé da Letra  que tem livros incríveis lançou esta delícia para quem gosta de ler. Aqui você encontra espaço para anotar os seus livros preferidos, para colecionar autógrafos entre outras idéias legais. Quando eu vi este passaporte fiquei doida para ter o meu. Conseguimos uma parceria com esta editora incrível  e de presente vamos sortear alguns exemplares para vocês! Como parte das comemorações do aniversário do blog, trago este sorteio junto com um novo projeto que você conhecerá ainda esta semana. Teremos três modelos de passaporte para nossos sorteios. Os sorteios serão mensais. Vou sortear um por mês e você receberá na sua casa, junto com marcadores do blog. Para concorrer é muito simples, basta: Ter endereço de entrega aqui no Brasil Seguir nosso blog Curtir a página do Blog da Clauo no Face Curtir a página da Pé da Letra Deixar seu email aqui nos comentários. Pronto! Dia 25/05/2016 farei o sorteio de um exemplar do Passaporte da Lei