Pular para o conteúdo principal

Navio Negreiro no Mar do Branco do Olho: Eu Li

Autor: Clovis Levi
Ilustradora: Vanessa Rosa
Editora: Viajante do Tempo
Formato 15,5×23 cm; 64 páginas
Ano: 2016  
Indicação:Idade 7 a 16 anos

Hoje trago para vocês uma dica diferente! 
Um  romance de teatro infantil/juvenil, do escritor e dramaturgo Clóvis Levi. Uma peça teatral em um único ato, assim é definido pelo autor este interessante livro. 
Confesso que a sinopse e o gênero de leitura me chamaram a atenção e fiquei muito curiosa para ler. Foi uma leitura ótima! Divertida, interessante e muito rica em detalhes. 
Gosto muito de teatro e sempre que posso assisto a peças de diferentes gêneros  e este livro me transportou à uma peça teatral com  muitos detalhes interessantes. A forma como o autor descreve as cenas te transporta literalmente para um teatro. Você consegue acompanhar as mudanças de cena, a iluminação, as músicas, e detalhes como as expressões dos atores em cena. Muito, muito bacana!
Com sua habilidade natural para tratar temas espinhosos junto às crianças, o escritor e dramaturgo Clovis Levi apresenta uma peça teatral em que a protagonista é o fantasma da pequena Anastácia, escrava e santa popular brasileira, liderando uma revolta de crianças escravas em um navio negreiro. Personagens como a cadela Xinxa e um menino com duas cabeças – que dialogam e brigam entre si – tornam ainda mais encantadora esta fábula sobre escravidão, infância, amor e liberdade.
Zacarias quis porque quis sair na foto...
As ilustrações são de Vanessa Rosa. O livro da Editora Viajante do Tempo tem uma bela diagramação, numa bonita edição. 
Sinopse: Navegando ao sabor dos tempos, a Caravela Encantada, que partiu do Tejo, Portugal, nos tempos dos descobrimentos, vaga durante séculos por lugares distantes, com sua tripulação fantasma e crianças escravas. A caravela é comandada pelo seu poderoso e cínico dono, o doutor Barão, que conta com o seu agressivo capataz. Eles obrigam as crianças a trabalharem até a exaustão. Entre os fantasmas está Arco-Íris, uma garota negra, simpática e comunicativa, que está determinada a ajudar seus irmãos africanos. Numa de suas viagens, a caravela acaba por resgatar do mar Talita, uma dinâmica jovem dos nossos tempos, e sua cachorrinha Xinxa, que se torna um ser invisível. Além de Talita, o navio resgata também um ser estranho, um homem de duas cabeças, uma sempre contrariando a outra. Com esses estranhos personagens algo vai mudar a rotina do navio…
Este livro é recomendando para crianças e jovens de 7 à 16 anos, mas você pode ler para os menorzinhos. 
Sobre o autor: Clovis Levi nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. É autor do livro juvenil: O beco do pânico (Globo Livros) e dos infantis A cadeira que queria ser sofá e outros contos, contemplado com o Prêmio Nacional de Ilustração de Portugal em 2012, Proibido pensar e O pinguim que morria de frio, todos publicados pela Viajante do Tempo. É autor, encenador e professor de teatro na CAL – Centro de Artes de Laranjeiras, onde dá aulas para adolescentes e adultos. Escreveu várias peças teatrais, entre elas, Se chovesse, vocês estragavam todos, em coautoria com Tania Pacheco, que recebeu o Prêmio Governo Estado de São Paulo/Melhor Texto e os musicais dirigidos por Sérgio Britto Ai,ai, Brasil, Na era do rádio, Nos tempos de Martins Pena e De Getúlio a Getúlio – A história de um mito. Para a televisão, redigiu o seriado O Bem Amado, a minissérie DNA e as novelas Mandacaru e O Todo Poderoso.

Você pode comprar O Navio Negreiro, No Mar do Branco do Olho no site da Editora Viajante do Tempo
Recomendo muito esta leitura!
Leia e depois me conte o que achou, vou adorar saber sua opinião.
Beijos,
Clauo
Agradecimento especial:
José Fontanele - Oasys Cultural



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mgkai, O Estrangeiro - Eu Li!!

Livro: Mgkai, O Estrangeiro Autor: Sheila Kaplan Ano: 2015/ Páginas: 52 Idioma: Português Editora: Edebê A dica de hoje é o livro infanto-juvenil, Mgkai, o Estrangeiro, lançamento da Editora Edebê . Eu gosto muito dos livros da Edebê, pois as edições são bonitas, caprichadas e coloridas. Esta é uma edição linda, diagramação excelente. Apresentado no formato 14 X21, tem 52 páginas. Leitura de fácil entendimento e muito interessante. A autora, Sheila Kaplan utiliza uma técnica interessante neste livro, pois conversa com o leitor, conta a estória de uma forma bem atrativa. As ilustrações de Sami Ribeiro são lindas e bem coloridas, tornando o livro muito interessante e bacana. Mgkai, O Estrangeiro, conta a estória de um menino que entra na escola e por ter características e hábitos diferentes é hostilizado por um dos alunos. Mostra a importância da amizade e do grupo, discuti o bulliyng de uma forma lúdica e interessante. Adorei a dinâmica proposta pela professora para a classe de aula!

Família Belier - Filme

Ontem fomos ao cinema, assistir Família Belier. Amo este tipo de filme, com relacionamento familiar como temática. Adoro filmes europeus também. Infelizmente eles não passam em grande circuito, mas vamos lá, "a gente caça" estes cinemas...rs De cara o que me chamou a atenção foi o tema: deficiência auditiva. Eu gostaria muito de aprender libras, uma das principais formas de comunicação com deficientes auditivos. Fui empolgada assistir este filme, maridão não teve a mesma empolgação, mas vai na minha e gostou muito também!  O filme é bem bacana. Não conhecia a jovem Louane Emera, que vive a filha, a única integrante da família que não é deficiente auditiva. A mocinha tem um vozeirão lindo, lindo! Fiz uma busca aqui na internet, mas achei pouca coisa. Entendi que ela participou do The Voice, mas não sei se foi descoberta lá.  Gostei muito da interpretação do professor de coral da Paula,  Eric Elmosnino (ele fez vários filmes, inclusive Anos Incríveis) . Um músico frustrado, que

Passaporte da Leitura - Sorteio!!

Você conhece o passaporte da leitura? A editora Pé da Letra  que tem livros incríveis lançou esta delícia para quem gosta de ler. Aqui você encontra espaço para anotar os seus livros preferidos, para colecionar autógrafos entre outras idéias legais. Quando eu vi este passaporte fiquei doida para ter o meu. Conseguimos uma parceria com esta editora incrível  e de presente vamos sortear alguns exemplares para vocês! Como parte das comemorações do aniversário do blog, trago este sorteio junto com um novo projeto que você conhecerá ainda esta semana. Teremos três modelos de passaporte para nossos sorteios. Os sorteios serão mensais. Vou sortear um por mês e você receberá na sua casa, junto com marcadores do blog. Para concorrer é muito simples, basta: Ter endereço de entrega aqui no Brasil Seguir nosso blog Curtir a página do Blog da Clauo no Face Curtir a página da Pé da Letra Deixar seu email aqui nos comentários. Pronto! Dia 25/05/2016 farei o sorteio de um exemplar do Passaporte da Lei